Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat concretiza parceria com rede universitária implantando Núcleo da Unitrabalho
As ações desenvolvidas pelo Núcleo terão como base o princípio da economia solidária
Unemat concretiza parceria com rede universitária implantando Núcleo da Unitrabalho
22/03/2004 14:54:57
por Coordenadoria de Comunicação Social

Com um intuito de consolidar a proposta de estudos e pesquisas sobre o Trabalho a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, integrou-se a uma rede interuniversitária composta por 86 instituições de ensino superior implantando o núcleo – Unemat/ Unitrabalho.

A abertura oficial do núcleo foi marcada por uma solenidade realizada na última sexta-feira, no município de Cáceres. Presidida pelo reitor Taisir Karim, a cerimônia reuniu além da comunidade acadêmica da Unemat, com representantes de diversos Câmpusda Instituição; estudiosos, pesquisadores e dirigentes da Unitrabalho; e sociedade em geral. Contando também com a presença do secretário estadual de Turismo, Ricardo Henry e da assessora especial da Secretaria de Emprego Trabalho e Cidadania, Clélia Borges Teodoro Inouye.

Na ocasião, as ações desenvolvidas pela Unitrabalho foram apresentadas pelo presidente da Instituição, Oswaldo Baptista Duarte Filho, reitor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e pelo diretor executivo da rede, o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Francisco José Carvalho Mazzeu. Em seguida, Oswaldo ministrou uma conferência traçando o paralelo entre a Universidade e o Mundo do Trabalho.

Fechando as apresentações o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Laudemir Zart e a coordenadora do núcleo da Unemat-Unitrabalho, Iraci Aguiar Medeiros, pontuaram os critérios e propostas elencados no plano de trabalho do Núcleo.

Homenagem

Contando com a presença de representantes de cooperativas e associações de artesãos de Cáceres e Barra do Bugres, o evento foi cenário de homenagens aos trabalhadores pelo dia do artesão, celebrado no dia 19. O professor da Unemat, Paulo Alberto destacou a permanência da atividade como contribuição cultural e a proposta de retomada da mesma com base nos princípios da economia solidária, podendo ser executada dentro dos parâmetros da sustentabilidade, que visa ação socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente correta.

Em resposta as homenagens os artesãos de Cáceres apresentaram, aos participantes do evento, os seus produtos numa feira alternativa.

Curso

Como parte da programação da abertura do núcleo, a Universidade sediou durante os dias 19 e 20 (sexta e sábado) o curso intitulado Fundamentos da Economia Solidária.

Ministrado pelo professor da Ufscar, Farid Eid, o curso difundiu para os participantes as propostas e a metodologia que norteia uma das vertentes trabalhadas pela Unitrabalho, a economia solidária.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24726 | Impressões: 140887
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada